Equipa docente:
Paulo Sá Caetano - Responsável. Regente de aulas teóricas e de aulas práticas
José Carlos Kullberg - Regente de aulas teóricas
Lígia Castro - Regente de aulas teóricas e de aulas práticas
Cursos:
Engenharia Civil
Objectivos:
Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base âmplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, em particular sobre a origem e evolução do nosso Planeta, a interacção entre os diferentes sistemas terrestres, assim como sobre o papel e importância da Geologia na Engenharia Civil.
Programa:
Teórica
Importância das Geociências e sua ligação com a Engenharia Civil. Origem e evolução da Terra.
Sismologia: ondas, escalas e cartas sísmicas, sismogramas; prevenção sísmica. Estrutura do globo terrestre: unidades do interior e superfícies de descontinuidade. Morfologia continental e oceânica. Deriva continental. Tectónica de placas - a teoria da expansão oceânica e a hipótese de Vine e Matthews. A escala paleomagnética. Noções de falha transformante e de placa litosférica. A formação de cadeias de montanhas; subducção e obducção.
Estratigrafia: dualidade da classsificação estratigráfica, correlações, estudo de uma bacia sedimentar (eustatismo e subsidência), princípios fundamentais. Descontinuidades.
Geologia estrutural: deformações na crosta (fracturação e dobramento), noção de andar estrutural, regimes tectónicos e estruturas associadas, classificação de dobras e de falhas.
Prática
Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. A bússola de geólogo. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfís e interpretação.
Requisitos:
Não existem
Métodos de Ensino:
Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:
- Ensino tutorial, tradicional, correspondendo a componente lectiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.
- Ensino assistido, não presencial, utilizando como ferramenta de comunicação o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas. Esta componente não substitui as horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na Lei.
Métodos de Avaliação:
Realização de exame escrito teórico (T) e exame prático [Rochas e bússola (PR) e mapas (M)].
Classificação final (F) obtida pela seguinte equação: F=3/5(T)+1/5(PR)+1/5/(PM)
Para aprovação: F>=9,5 e T, PR e PM >= 8,0
A meio do semestre é realizado teste teórico e prático (PR) com a matéria dada até à altura.
Bibliografia:
K. C. CONDIE & R. E. SLOAN (1998) – Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.
W. K. HAMBLIN & E. H. CHRISTIANSEN (1998) – Earth’s dynamic systems. Prentice Hall, New Jersey, 8ª ed.
W. MONTGOMERY (1997) – Environmental Geology. WCB McGraw-Hill. Boston, 5ª ed.
F. PRESS, R. SIEVER, J. GROTZINGER & T. H. JORDAN (2003) – Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.
B. SKINNER & S. PORTER (1992) – The Dynamic Earth. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.
B. SKINNER, S. PORTER & D. BOTKIN (1999) – The Blue Planet: an introduction to Physical Geology. MacMilan Publ. Co., New York, 4ª ed.
A. STRAHLER & A. STRAHLER (1996) – Introducing Physical Geography. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.
E. J. TARBUCK & F. K. LUTGENS (1993) - The Earth. An Introduction to Physical Geology. MacMillan Publ. Comp., New York, 4ª ed.
Carga horária:
2h Teórica + 2 h Prática