07-10-2024
Os estudantes Alexandre Guillaume, André Barros e Dario Estraviz-López, do Programa Doutoral em Geologia, participaram nas XXXIX Jornadas da Sociedade Espanhola de Paleontologia (SEP). Este congresso decorreu entre os dias 2 e 5 de outubro, sendo um dos mais importantes encontros de Paleontologia em toda a Península Ibérica. Os estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o desenvolvimento das suas respectivas teses:
Alexandre Guillaume apresentou "A NEW ALBANERPETONTID (LISSAMPHIBIA) FROM THE LATEST MAASTRICHTIAN OF SPAIN", no qual descreve uma nova espécie de anfíbio do Cretácico Superior da Europa, e aponta para a existência de duas linhagens distintas de anfíbios albanerpetontídios.
André Barros com "UNLOCKING THE POTENTIAL OF SAUROPOD TEETH: A CASE STUDY OF THE COLLECTION FROM MUSEU DA LOURINHÃ" deu a conhecer a coleção de dentes de saurópode do Museu da Lourinhã, pondo em perspectiva o passado da coleção e as questões científicas que está a desenvolver com base nesse espólio,
Dario Estraviz-López apresentou "ON THE IDENTITY OF THE ELUSIVE PANTHERINE FROM THE ALGAR DA MANGA LARGA, PORTUGAL: A COMPUTED TOMOGRAPHIC STUDY OF INNER CRANIAL CAVITIES", no qual apresenta material fóssil pertencente a um felídeo que, com base na morfologia óssea e endocranial, apresenta semelhanças a outros grandes felídeo actuais, como por exemplo o leopardo africano.
Estes trabalhos, e muitos outros, podem ser consultados no Livro de Resumos online, proporcionado pela SEP, no link: https://sepaleontologia.es/wp-content/uploads/2024/09/LibroResumenes_SEP2024.pdf.