31-03-2025
No sábado dia 29 de Março, os alunos do Mestrado em Paleontologia deixaram a sala de aula na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para uma saída de campo nos Concelhos de Peniche e Óbidos (integrante e parceiro do Geoparque Oeste) em visita combinada das três unidades curriculares de "Estratigrafia e Processos Sedimentares", "Tafonomia e Paleoecologia" e "Paleontologia de Vertebrados".
A visita passou pelo estratótipo da Ponta do Trovão, a intrusão de Papôa, a estratigrafia do Portinho de Areia Norte, a Gruta da Furninha, o lapiás do Cabo Carvoeiro, o Jurássico Médio e superior do Baleal, e as pegadas de dinossauro do Sobral da Lagoa. A saída de campo foi organizada pelo paleontólogo Prof. Octávio Mateus (FCT-NOVA) e contou ainda com a parceria do Prof. Luis Vitor Duarte (U. Coimbra ), do Doutor Bruno Pereira (Geoparque Oeste) e a colaboração do Eng. Carlos Galhano (FCT-NOVA).
Assim, os alunos tiveram a oportunidade de observar e analisar rochas e/ou fósseis do Hetangiano (Formação de Dagorda), do Jurássico inferior, médio e superior, e de depósitos plistocénicos.