07-01-2012
Visita do navio oceanográfico Joides Resolution a Lisboa
O celebérrimo Joides Resolution, representado na maioria dos livros de Ciências da Terra publicados no mundo inteiro, estará em Lisboa em 18 e 19 de Janeiro de 2012, no termo da Expedição 339 (Mediterranean Outflow) do Integrated Ocean Drilling Program, IODP.
Haverá oportunidade, imperdível para quantos seminteressem pelas Ciências marinhas, para visitar aquele que é um dos mais notáveis navios oceanográficos do mundo.
Inconfundível devido à sua torre de sondagens com 62 metros de altura, o Joides Resolution é um autêntico instituto de investigação flutuante, com 143 metros de comprimento.
Está preparado para perfurar os fundos marinhos situados até mais de 8000 m de profundidade nos quais ainda consegue penetrar mais de 1000 m.
Os dispositivos de sondagem são baixados atravésde uma abertura com 7 m de diâmetro, no centro do navio. Durante as perfurações, o navio é mantido em estação por 12 motores laterais de posicionamento dinâmico. Embarca cerca de
100 pessoas, metade tripulação de marinha e equipa de sondagens, e metade cientistas e técnicos de laboratório. Contém mais de 1100 m2 de laboratórios, em 7 níveis, destinados sobretudo ao tratamento e registo de testemunhos de sondagens, mineralogia, sedimentologia, geoquímica, microbiologia, paleontologia, paleomagnetismo e outras propriedades físicas.
A Expedição 339 (que terá início em Ponta Delgada, a 19 de Novembro de 2011) destina‐se a esclarecer as influências globais da Água Mediterrânica de Descarga (Mediterranean Outflow Water, MOW) na circulação e clima do Atlântico Norte.
Os pontos a esclarecer incluem paleocirculação e clima, influência dos portais oceânicos (ex: Gibraltar) bem como o efeito das variações do níveldo mar e da neotectónica na arquitectura sedimentary ao longo das margenscontinentais.
Participam na Expedição as investigadoras do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) Antje Voelker (especialista em micropaleontologia – foraminíferos) e Ana Cristina Roque (como observadora) e o professor da Escola Secundária de Loulé Hélder Pereira, este como “Education Officer”, responsável pelos contactos com estabelecimentos de ensino.
De Lisboa o Joides Resolution irá para a Crista Média Atlântica, a 30ºN (Maciço de Atlantis). Continuará depois no Atlântico Norte por mais alguns meses.
As visitas (gratuitas) terão lugar a 18 de Janeiro de 2012 num cais do Porto de Lisboa a indicar, entre as 9 e as 11:30.
Os interessados poderão inscrever‐se para a visita junto de Célia Lee/Ana Sousa, GeoFCUL, Campo Grande, Edifício C6, Piso 3, Sala 58,1749‐016 Lisboa
Email: clee@fc.ul.pt ou acsousa@fc.ul.pt
Os lugares (em número limitado) serão atribuídos por ordem de chegada.
Para mais informações, contactar:
Fernando Barriga
Delegado de Portugal por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia junto do Ecord/IODP (European Consortium for Oceanic Research Drilling) Fac. Ciências da Univ. Lisboa e Creminer LARSyS (Lab Associado)
Email: f.barriga@fc.ul.pt
Luís Meneses Pinheiro
Membro do ESSAC (Ecord Science Support and Advisory Committee) Universidade de Aveiro
Email: lmp@geo.ua.pt