Equipa docente:
Outro departamento - Responsável
Cursos:
Licenciatura em Engenharia Geológica - 3º Ano
Objectivos:
1. Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de Mecânica dos sólidos com algumas aplicações particulares da Mecânica dos solos e das rochas, nomeadamente introduzir os conceitos de tensão, deformação, relações constitutivas e critérios de cedência e de rotura.
2. Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de Mecânica dos materiais, nomeadamente introduzir os conceitos de esforços internos, diagramas dos esforços e a distribuição da tensão e da deformação na secção transversal correspondente.
Programa:
Mecânica dos sólidos com algumas aplicações particulares da Mecânica dos solos e das rochas
Tensão
Deformação
Comportamento mecânico dos materiais
Critérios de cedência e de rotura
Tensões nos solos causadas pelas cargas na superfície
Mecânica dos materiais
Conceito dos esforços internos das peças lineares
Esforço normal, tensão normal e extensão
Torção, tensão de corte e ângulo de rotação
Flexão, tensão normal e raio de curvatura
Esforço de corte, ligações das peças mecânicas
Vigas sujeitas às cargas transversais
Deformada e deslocamentos
Vigas sobre apoio elástico
Encurvadura
Requisitos:
Os alunos tem que ter as noções básicas da Mecânica Aplicada adquiridos, nomeadamente tem que saber o conceito do equilíbrio e do centro de massa ou seja centróide no caso das formas geométricas, das forças concentradas e das cargas distribuídas, diagrama dos esforços internos em estruturas simples. Não se exigem muitos conhecimentos da Análise Matemática, excepto de gráfico das funções, integração dos polinómios, cálculo matricial e métodos de resolução de sistemas de equações algébricas lineares, homogéneos e não-homogéneos.
Métodos de Ensino:
O ensino é baseado em aulas teóricas e práticas. São ainda reservadas algumas horas semanais de apoio aos alunos com a finalidade de esclarecer dúvidas. As aulas teóricas têm por objectivo ensinar aos alunos os conceitos teóricos, sendo a sua aplicação ilustrada através da resolução de exemplos simples e relevantes para a compreensão da matéria. A componente teórica das aulas é elaborada pelo docente através de apresentações em PowerPoint. Os alunos têm à sua disponibilidade os acetatos durante a exibição teórica. As aulas práticas visam complementar a parte teórica da matéria. É incentivada participação activa dos alunos nas aulas práticas. Conceitos adicionais serão ilustrados numa aula de laboratório experimental e numa de laboratório computacional.
Métodos de Avaliação:
Avaliação contínua com possibilidade de dispensa de exame
1. Frequência
Não serão avaliados os alunos aos quais não foi concedida a frequência. Os alunos sem frequência não serão admitidos a exame de qualquer época. A frequência da disciplina será concedida aos alunos que satisfaçam todas as condições de 1.1 a 1.4.
1.1 O número de faltas não justificadas às aulas práticas não poderá ultrapassar 3. O original de cada justificação deverá ser entregue na Repartição académica, uma cópia deverá ser entregue a um docente da disciplina. Contudo a presença ou falta na primeira semana não afecta o número estabelecido acima. Esta condição não se aplica aos trabalhadores estudantes.
1.2 Presença no ensaio e elaboração do relatório do trabalho experimental. Data limite de entrega: Exame de época normal.
Alunos repetentes
Qualquer componente da frequência de 1.2 durante o corrente ano lectivo, poderá ser admitido a exame caso tenho sido admitido em ano anterior.
2. Avaliação
Os testes e/ou o exame serão compostos por uma prova escrita.
2.1. Testes
Serão efectuados dois testes facultativos avaliados numa escala de 0 a 20, sendo a nota expressa com uma casa decimal. A média da nota destes dois testes substítui a nota de exame.
Cálculo da nota final:
NF=0,2*NE+0,8*Npar
Onde:
NF: nota final, arredondada ao número inteiro
NE: nota do relatório experimental
Npar: média dos testes ou exame
Serão aprovados os alunos cuja nota final, NF, atinge 10 ou mais valores. Os alunos aprovados por testes serão dispensados do exame.
Bibliografia:
Portela, A., Silva, A., Mecânica dos Materiais, Plátano, Lisboa
Beer, F., Jonhston, E., Resistência dos materiais, McGraw-Hill
Branco, C., Mecânica dos Materiais, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 3ª edição, 1998
Nash, W., Resistência de Materiais, McGraw-Hill, 4ª edição, 2001
Timoshenko, S., Resistência dos Materiais, Vol I, Livros técnicos e científicos Ed. S.A. 1969
Carga horária:
5h por semana