Sector: Departamento de Ciências da Terra (DCT)
ECTS: 6
Carga horária: Aulas teórico-práticas 56 h | Orientação tutorial 8 h
Responsável / docente: José António de Almeida | Maria da Graça Azevedo de Brito
Objetivos: Os objetivos gerais da unidade curricular são mostrar os procedimentos técnicos e metodologias de avaliação de recursos geológicos de vários tipos: metálicos, não metálicos, águas e petróleos. São ainda lecionadas as ferramentas necessárias a estes objetivos. No caso das águas e dos petróleos a ênfase vai para o facto de se utilizarem na maior parte das vezes as mesmas ferramentas de modelação utilizadas em recursos metálicos mas a outro tipo de dados e condicionamento.
Programa
1) Aquisição de dados. Suporte e representatividade. Erros de amostragem. 2) Métodos clássicos de avaliação. Estimação geoestatística. Erro de estimação. 3) Simulação geoestatística de variáveis categóricas e contínuas. Estimação de variáveis contínuas com condicionamento a variáveis categóricas ou informação secundária. Incerteza. 4) Aplicação da simulação para gestão de atividades dependentes. Medição e tratamento de tempos de ciclo. Aplicação à gestão de frotas. 5) Análise económica de projetos mineiros. Estimativas de custos. Custos de capital e operacionais. Critérios de avaliação estáticos e dinâmicos. Análise de sensibilidade e análise de risco. 6) Caracterização de depósitos minerais. Bloco seleção. Ritmo de exploração. Parametrização de recursos. Sequências de exploração. Valor económico dos blocos. Classificação em recursos e reservas (inferidas, indicadas e medidas). 7) Fundamentos de caracterização de reservatórios petrolíferos: fácies, porosidade e permeabilidade.
Material de ensino mais importante
AG Journel & C Huijbreghts (1978) Mining Geostatistics, Academic Press.
A Soares (2000) Geoestatistica para as Ciências da Terra e do Ambiente. IST Press.
E Orche (1999) Manual de Evaluación de Yacimentos Minerales. Gráficas Arias Montano, Madrid
ME Rossi & CV Deutsch (2014) Mineral Resource Estimation, Springer, 332p
J Almeida (1999) Use of geostatistical models to improve reservoir description and flow simulation in heterogeneous oil fields. Tese de doutoramento, IST-UTL
J Caers (2011) Modeling uncertainty in the Earth Sciences. Wiley-Blackwell
W Hustrulid & M Kuchta (1998) Open Pit Mine Planning & Design, (vol I and II) , Balkema
Avaliação: Avaliação pela docência
A avaliação tem duas componentes uma teórico-prática (25% da nota final) e outra de problemas e um projeto (25% + 50% da nota final, respetivamente). A avaliação na componente teórico-prática pode ser do tipo contínuo (1 teste com a duração aproximada de 2 horas) ou exame final. A avaliação na componente prática inclui a resolução de 5 problemas mais um projeto com elaboração dos respetivos relatórios e discussão. Os 5 problemas e o projeto final são resolvidos parcialmente nas aulas práticas, podem ser resolvidos em grupo no máximo de 2 alunos e, normalmente, têm pequenas diferenças entre grupos. Cada problema vale 5% da nota final e o projeto 50%. Não existem classificações mínimas para o teste e para os problemas, todavia a nota mínima do projeto é de 10 valores sendo exigida para aprovação média final superior a 9,5 valores.