Um(a) aluno(a) de Engª Geológica adquire, ao longo do seu percurso escolar (Licenciatura + Mestrado), de acordo com o modelo de Bolonha, uma série de competências pluridisciplinares que o(a) preparam para um mundo profissional bastante alargado.
As disciplinas dos primeiros semestres são de formação básica, comuns à generalidade das Engenharias, assim como da área da Geologia.
Depois desta formação começam a integrar conhecimentos mais especializados, principalmente através de disciplinas que possibilitam a análise e síntese de informação, bem como ferramentas para esse fim que incluem desde o uso de software específico até equipamentos para o trabalho de gabinete, campo ou laboratório.
Nos anos terminais existe uma série de disciplinas que permitem aos futuros engenheiros geólogos adquirir competências avançadas em Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente, com perfis adaptados aos interesses das empresas empregadoras, onde desempenharão tarefas bastante diversificadas, tais como:
Os engenheiros geólogos adquirem também competências técnicas que lhes permitem desempenhar funções geralmente atribuídas aos geólogos, nomeadamente a cartografia geológica e de inventariação de georrecursos.