DESCRIÇÃO GERAL
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[1] - Consultar - Normas e procedimentos gerais
OBJECTIVOS
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CONTEÚDOS/PROGRAMA
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Unidade A - O metabolismo fotossintético em plantas superiores (teórico):
a) Organização ultrastrutural do cloroplasto;
b) Fase fotoquímica – organização e cinética do transporte electrónico;
d) Mecanismos regulatórios em situações de stress.
2º módulo (20 horas)
Unidade B – Pigmentos fotossintéticos (prática laboratorial):
c) Observação da fluorescência da clorofila em extractos folheares.
d) Correlação com factores de stress abiótico (hídrico, toxicidade com metais pesados, radiação UV-B)
Unidade C - Perfil proteico (prática laboratorial):
a) Delineamento de curvas de calibração, considerando a Lei de Lambert-Beer;
c) Correlação com factores de stress abiótico (hídrico, toxicidade com metais pesados, radiação UV-B)
Unidade D - Perfil glicídico (prática laboratorial):
b) Extracção e quantificação de monossacáridos e oligossacáridos folheares por espectrofotometria de absorção molecular;
c) Correlação com factores de stress abiótico (hídrico, toxicidade com metais pesados, radiação UV-B)
Unidade E - Parâmetros de stress (prática laboratorial):
a) Extracção e quantificação de compostos fenólicos por espectrofotometria de absorção molecular.
b) Extracção e quantificação de prolina por espectrofotometria de absorção molecular; correlação com processos oxidativos em amostras biológicas; molecular; correlação com factores de stress hídrico;
c) Correlação com factores de stress abiótico (hídrico)
Unidade F - Integração dos resultados obtidos nas unidades B-E (teórico-prática)
a) Delineamento de um modelo integrativo ao nível fisiológico; Análise de enquadramentos possíveis nos Programas de Biologia do 3º Ciclo e do Secundário.
b) Realização de uma prova sumativa para avaliação dos formandos (1 hora).
AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO
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As aulas são todas ministradas na modalidades: teórica e teórico-prática, com uma introdução sobre as matérias, com recurso a PowerPoint; prática, sempre em contexto laboratorial. Aos alunos receberão materiais especificamente preparados para cada sessão (i.é., esquemas conceptuais – módulo A; protocolos experimentais – módulos B-E; ficha de detalhe – módulo F).
Entrega da ficha de detalhe preenchida (em grupos de 2) (50%) e realização de exame final individual (1 hora) (50%), com atribuição de classificação final quantitativa, de acordo com o estabelecido no nº 2 do artº 46º do Estatuto da Carreira Docente (D-L. nº 15/2007 de 19 de Janeiro) e orientação constante na Carta Circular CCPFC – 3/2007 de Setembro de 2007. Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados na citada orientação conjunta. Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.
Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma a garantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do Decreto-Lei n.º 249/92 (RJFCP), de 9 de Novembro, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL.
A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de hetero-avaliação, na observância do estabelecido no artº 10º do RJFCP. Será
garantida a confidencialidade perante o formador.
FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO |