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Cartografia Geológica - Parte I

DESCRIÇÃO GERAL  

Título da Acção: CARTOGRAFIA GEOLÓGICA - PARTE I

Nº de Registo: CCPFC/ACC-76707/14

Duração: 25 h

Nº de Créditos: 1

Modalidade: Curso de Formação [para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14º do Decreto-Lei n.º 249/92 (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores – RJFCP), a presente acção releva para a progressão de carreira (mais de 2/3 da formação é realizada na área científico-didática dos destinatários)].

Destinatários: Professores do Grupo 520 (11ºB grupo, professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário)

Formador: José Carlos Kullberg (Doutorado, Prof. Associado)

Nº de vagas [1]: 25

Nº mínimo de inscritos: 15

Critério de seriação: Ordem de inscrição, depois de cumprido o disposto no “Nº de vagas”

Calendário: A estabelecer, em princípio anual, mas função da procura

Período de inscrição [1]: Início com cerca de 20 dias de antecedência

Propina de inscrição [1]:
   Professores de escolas signatárias do protocolo: 0 € na
primeira acção; 50€ nas seguintes
   Professores de outras escolas: 100 €

Contacto para inscrição: Ler Normas e Procedimentos Gerais

[1] - Consultar: Normas e procedimentos gerais

OBJECTIVOS
  • Conferir aos formandos competências específicas sobre a análise de cartas topográficas, a base de construção das cartas geológicas;

  • Conferir competências para a realização de perfis topográficos Formar professores para a prática do trabalho de campo no ensino das Geociências, contemplando as componentes pedagógica e científica;

  • Fornecer competências para a interpretação de cartas geológicas;

  • Compreender a chamada regra dos V's;

  • Conferir capacidades conducentes à realização de perfis geológicos em áreas de diferente complexidade geológica;

  • Compreender os vários tipos de estruturas geológicas, estratigráficas e tectónicas;

  • Promover e estimular a realização de saídas de campo, a partir de um melhor conhecimento da realidade geológica de cada área, a partir das respectivas cartas geológicas;

  • Sensibilizar para a necessidade de preservação do Património Natural, no caso particular do Património Geológico.
  • CONTEÚDOS/PROGRAMA

    Os conteúdos serão ministrado em módulos com a duração de 4 horas, com pequenos intervalos para descanso.

    1º módulo (teórico-prático) (10 horas)

    Cartas topográficas

    Unidade A - Formas de representação do terreno em cartas topográficas:

      a) Sistemas de projecção;

      b) Informação presente nas margens das cartas topográficas à escala 1/25.000;

      c) As curvas de nível: o que representam, como se constroem, propriedades e como se interpretam.

      d) Exercícios.

    Unidade B - As formas do terreno e a escala das cartas:

      a) Interpretação das formas do terreno a partir das curvas de nível;

      b) Equidistância gráfica;

      c) O que é a escala de uma carta, como se representa e como se calcula;

      d) Exercícios.

    Unidade C - Perfil topográfico:

      a) Tipos de perfis topográficos: natural, sobreelevado, ampliado, desenvolvido, expedito;
      b) Exercícios.

    2º módulo (teórico-prático) (15 horas)

    Cartas geológicas
     

    Unidade D - O que representam:
     

      a) Breve nota histórica sobre a cartografia geológica em Portugal

      b) Princípios de construção da uma carta geológica; influência da escala na representação das unidades geológicas
     

      c) Informação presente nas margens das cartas geológicas à escala 1/50.000; simbologia geológica; 

      d) Unidades geológicas representadas: a questão da dualidade da classificação das unidades geológicas (unidades cronostratigráficas e litostratigráficas). Conceito de
    formação;
     

      e) Exercícios
     

    Unidade E - Compreensão tridimensional da informação geológica representada nas cartas:

      a) Tipos de limites geológicos e relações geométricas entre diferentes unidades estratigráficas e tectónicas; expressão cartográfica da deformação geológica à escala regional;
     

      b) A regra dos V's como instrumento de análise da geometria tridimensional das unidades e estruturas geológicas; 

      c)Exercícios

    Unidade F - Análise de cartas geológicas de várias áreas do País, com diferentes complexidades geológicas:

      a) Interpretação de cartas geológicas em diferentes contextos tectónicos e estratigráficos no território português. As notícias explicativas;
     
      b) Execução de perfis geológicos;

     

      c) Como tirar partido das cartas geológicas para o planeamento de visitas de estudo com os alunos;
     

      d) Análise e resolução de questões associadas a cartas geológicas simplificadas publicadas em exames nacionais de Biologia e Geologia (11º ano) e Geologia (12º ano);
     

      e) Exercícios;
     

      f) Realização de uma prova sumativa para avaliação dos formandos (1 hora).

    AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO
       As aulas são todas ministradas na modalidade teórico-prática, sempre com uma introdução teórica sobre as matérias, com recurso a PowerPoint, que os alunos seguem com materiais especificamente preparados para cada sessão. Os materiais constam, no primeiro módulo, de cartas topográficas e cópias de extractos das mesmas, para poderem realizar exercícios sobre as mesmas. O mesmo acontece com o 2º módulo, desta vez, com cartas geológicas. Serão utilizadas cartas topográficas e geológicas de diferentes edições, para comparação da evolução do pormenor representado ao longo do tempo.
     
      Serão também utilizados modelos tridimensionais para uma melhor compreensão da projecção, em profundidade, das unidades representadas à superfície; ex: regra dos V's e
    perfis geológicos seriados, ortogonais, que originam blocos diagrama tridimensionais.
     
       Apenas são elegíveis para avaliação os formandos que tiverem frequentado um mínimo de 2/3 da acção de formação (17 horas).
     
      Realização de teste (1 hora) e avaliação do trabalho resultante da resolução de exercícios distribuídos durante as aulas. No cumprimento do disposto na Carta Circular conjunta CCPFC/DGHRE – 3/2007 de Setembro de 2007, a classificação final será quantitativa, aproximada à décima, numa escala de 0 a 10 valores. Será também efectuada menção qualitativa, de acordo com os intervalos estipulados na citada orientação conjunta. Será considerado aprovado o formando que obtiver classificação igual ou superior a 5,0 valores.
     
    Os resultados serão comunicados individualmente a cada formando, de forma a garantir-se a privacidade dos resultados. De acordo com o previsto no nº 4 do artº 11º do Decreto-Lei n.º 249/92 (RJFCP), de 9 de Novembro, do resultado da avaliação, cabe recurso aos formandos para o Conselho Científico da FCT/UNL.
     
       A acção é sujeita a avaliação por parte dos formandos que, para o efeito, preencherão inquéritos de hetero-avaliação, na observância do estabelecido no artº 10º do RJFCP. Será garantida a confidencialidade perante o formador.

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